quinta-feira, 18 de outubro de 2007

A caminho de Lisboa!

Chegamos na cidade do Porto sexta-feira a noite.
Sábado pela manhã fomos à Lisboa.
Passamos por Coimbra e conhecemos a famosa e conceituada Universidade:
" A história da Universidade de Coimbra remonta ao século seguinte ao da própria fundação da nação portuguesa, dado que a Universidade foi criada no século XIII, em 1290.
Antes, porém, em 1288, foi elaborada uma Súplica ao Papa Nicolau IV (de que só se conhece o traslado) datada de 17 de Novembro de 1288 e assinada pelos abades dos Mosteiros de Alcobaça, Santa Cruz de Coimbra e S. Vicente de Lisboa e pelos superiores de 24 igrejas e conventos do Reino.
Este documento solicitava a fundação de um “Estudo Geral” e aquelas instituições religiosas assumiam a garantia do seu financiamento. Não se sabe se a Súplica chegou à Santa Sé."
(in www.uc.pt)
O Mosteiro da Batalha é o mais importante símbolo da Dinastia de Avis. Ele foi construído por iniciativa de D. João I, na sequência de um voto à Virgem, caso vencesse a Batalha de Aljubarrota (1385), episódio triunfal que coincide com o momento fundacional desta casa reinante. Ao longo do século XV, praticamente todos os monarcas aqui deixaram a sua marca.
(...)
No circuito interior desta capela, colocou-se o túmulo duplo de D. João I e de D. Filipa, realização igualmente sem antecedentes no nosso país e que resulta de uma nítida influência da tumulária inglesa. Na capela repousam também os filhos do casal régio (como D. Henrique e o regente D. Pedro), de acordo com a decisão testamentária de D. João I em fazer deste espaço um efectivo panteão.
(...)
Diz-se que esse mosteiro tem 110 torres!

Nenhum comentário: