quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Ilha de São Miguel!

Antes de irmos à cidade do Porto, passamos pela Ilha de São Miguel(pois a passagem é mais barata) e tinhamos que esperar 3 horas para pegar o avião rumo ao Porto. Conhecemos um pouquinho de Ponta Delgada.

"Ilha de São Miguel
O povoamento em São Miguel inicia-se em 1444, depois de o Infante D. Henrique ter mandado lançar gado em sete das ilhas do arquipélago. A sua capitania foi entregue a Gonçalo Velho, cavaleiro e frade da Ordem de Cristo. Os primeiros habitantes provieram das províncias da Estremadura, Alto Alentejo e Algarve, vindo juntar-se, mais tarde, madeirenses, judeus e mouros e, possivelmente, franceses (tradição presente no nome da freguesia da Bretanha).
A fertilidade do solo, a posição geográfica entre a Europa, a África e América contribuem para uma rápida expansão económica, centrada no cultivo do trigo (...), da cana-de-açúcar, das plantas tintureiras pastel e urzela (...), no vinho e nos lacticínios. Um século mais tarde, a batata-doce, o milho, o inhame, o linho e a laranja ampliam a produção agrícola da ilha.(...)São Miguel é ocupada por tropas espanholas em 1582, depois da derrota, frente a Vila Franca do Campo, de uma esquadra francesa, em que combatiam também portugueses, de apoio a D. António, Prior do Crato, pretendente ao trono português.
Com a Restauração, em 1640, São Miguel recupera a sua posição de centro comercial desenvolvendo contactos com o Brasil, para onde seguem colónias de emigrantes. A laranja, exportada para Inglaterra, traz a São Miguel, desde o final do séc. XVIII, uma grande prosperidade.
(...)
Hoje São Miguel, um dos centros de decisão política e administrativa da Região, é uma ilha com uma economia diversificado e em progresso. " (In www.cruzado.com.pt)

Uma parada rápida no Burger King do Parque Atlântico para o almoço.

As portas da cidade, construídas no século XVII.

Igreja Matriz, construída no século XVI
com elementos dos estilos Góticos e Manuelino.


Um comentário:

Lucinda disse...

oi tudo bem? não sei como vim parar ao seu blog mas gostei, e vi k ja passou pela minha ilha mesmo pouco tempo, mas pareceu-me que gostou. eu sou de S. Miguel - Açores, também tenho um blog, visita-me http://pontocruzdalou.blogspot.com