sábado, 21 de junho de 2008

SANJOANINAS 2008!!!

Iniciaram-se as festas São João da ilha Terceira - SANJOANINAS!! Sob o tema "Angra num Abraço de Prata – 25 anos de Património Mundial".

"Cinco carros alegóricos. Cinco cidades Património da Humanidade. Foi assim que Angra do Heroísmo comemorou a festa no cortejo de abertura das Sanjoaninas 2008, que juntou 250 elementos associados ao teatro, canto, música e dança. Guimarães, Porto, Sintra, Évora e Angra foram as cidades Património Mundial representadas nos cinco carros alegóricos que desfilaram ontem à noite, pelas ruas da cidade de Angra, no decorrer do cortejo de abertura das Sanjoaninas 2008.

O primeiro carro, que representava a cidade de Guimarães e transportava o chefe do protocolo, era composto pela Igreja da Colegiada, Monumento evocativo da Batalha do Salado, Castelo de Guimarães e a contenda entre castelhanos e portugueses.



Quanto à cidade do Porto, a mostra do segundo carro centrou-se nas encenações do Bispo do Porto e a Coroa e o mercado na zona ribeirinha do Rio Douro.



Seguiu-se Sintra, o carro da camareira, com quadros referentes ao Palácio da Pena e escultura do Tritão, ao mesmo tempo que 70 elementos da Associação de Dança Desportiva da ilha Terceira representavam o bailado das árvores. O quadro foi abrilhantado com “donzelas” e “casais aristocratas”.

Ainda antes do carro de Évora, constituído por jovens que personificavam as Vestais, desfilava um grupo convidado de giga bombos.

Um poliedro de 10 faces, a pensar numa taça de champanhe, flocos brilhantes e iluminação néon caracterizavam o último carro alegórico do cortejo real, em representação da cidade património de Angra do Heroísmo. No alto do seu esplendor, “Comemorando a Festa”, a rainha usava um vestido criado a pensar nos quatro elementos da Natureza: Mar, Fogo, Terra e Ar.O cortejo finalizou com a música inédita da Orquestra AngraJazz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Amiga que bom que tu estás feliz. E o maridão, como está? Estou com saudades, pois quando tu chegastes ao Brasil eu estava na praia e retornei alguns dias antes das aulas das crias começarem. Mas tenho certeza que da próxima vez vai dar para a gente se encontrar.
Muito lindas as fotos da festa, mesmo sendo tão diferente da nossa, pois é mais glamurosa e cheia de encanto. Parabéns a este povo! Beijocas mil. Adoro vcs. Que Deus os abençoe.